terça-feira, 12 de maio de 2009

Extraño España

Já são 5 meses longe das tapas, das cañas, da movida madrileña, da Europa... Já passou o período do choque, do baque. Sei que não é o melhor momento para ressaltar algumas vantagens de morar na Espanha. A coisa está muito, muito preta. Mas, enfim, vamos ao que echo de menos da vida por lá.

- passe ilimitado de transporte público: ônibus, trem, metrô na faixa com apenas um passe mensal, de pouco mais de 40 euros. Melhor, todo sistema viário interligado e bom.

- passagens de avião quase de graça: ir para Londres por 30 euros, para Paris por 27, para Berlim por 70 (ida e volta), para Santander (país Basco) por 40 centavos, sério, 40 centavos, com taxas.

- o preço justo das coisas: não está com dinheiro no bolso para comprar um queijo top de linha? No supermercado vai encontrar as bandejas com um adesivo gigante de 1 EURO. Quer se dar um luxo? Ao lado tem o queijo melhor - mas a diferença não vai arrombar o orçamento. É o preço justo. Quer mais qualidade, paga-se um pouco mais. O problema é quando tudo tem o mesmo preço - vide os queijos dos nossos supermercados, para citar um exemplo prático.

- promoções que, realmente, são promoções: nas famosas rebajas compra-se Zara, H&M e cia com descontos de até 70%, na real. Blusa de lã por 5 euros? Comprei. Jaqueta por 10 euros? Está no armário. E não é produto vagabundo, não.

- as tapas: pede una cervejinha, vem um prato de tapas (coisa cada vez mais rara ma Espanha, mas descobrimos os lugares certos). Comer, beber e estar turbinado para a festa com menos de 6 euros.

- andar sem medo: demora para se acostumar que é possível caminhar de madrugada pelo centro de Madri sem ter que ficar checando se o trombadinha não está à espreita. Acontece? Sim, mas em menor proporção - e sem revólver... ok, ok, pode até ter uma faca...

- trabalhar para viver e não viver para trabalhar: é uma relação diferente com o trabalho. Varar a madrugada fechando é um defeito, não uma qualidade. Ficar depois do expediente? Estás loco, hombre? Melhor são os bares e afins que, em pleno verão de agosto, ruas cheias de gente, colocam a plaquinha: De vacaciones hasta septiembre. Será que a crise vai mudar isso?


8 comentários:

Rafaela disse...

Oi!
Morei um tempo fora e talvez por isso tente evitar ficar dizendo ah, isso é melhor aqui ou isso era melhor lá, mas existem coisas mesmo, como você as enumera, que têm comparação, ou melhor, que nem dá para comparar para não deprimir...

Seus exemplos são ótimos.

Eu fico indignada toda vez que ando de metrô aqui no Rio. Eles colocaram um cartão à venda, que pode ser recarregado. Enganou-se quem pensou: ah, agora será vantagem comprar mais de uma passagem por vez. Que nada. Uma é R$ 2,80, 10 são R$ 28! E o serviço só piora...

Beijos. Rafaela

Du, Dudu ou Edu disse...

Pois é, tentei deixar de lado as comparações "picuinhas" e me ater nas que deprimem, mesmo. Agoras estou conseguindo me controlar para não ficar comparando as coisas. Estava bem chato no início, confesso. Esse post é o "tenho dito e ponto". Agora é viver o Brasil com todos seus defeitos e qualidades.

Ricardo Westin disse...

Fala, Dudu!
Bom encontrar seu blog.
Dei uma lida nos posts antigos e vi que Balboa é tudo igual... hehehe
Vou pôr um link lá no meu blog.
Um grande abraço!
Ricardo Westin

Rafael Vazquez disse...

¡Hola! Como estou morando em Madrid, minha colega Fernanda Medeiros, jornalista e esposa do Paulo, editor da Viagem & Turismo, indicou seu blog, principalmente este post. Apesar de estar aqui só um mês, já notei algumas das coisas que vc mais valoriza na Espanha e outras nao tive tempo de conferir pessoalmente, mas já me adiantaram que é exatamente assim. No entanto, meu choque hoje ainda é o inverso do seu. Minhas comparaçoes estao mais direcionadas às coisas que o Brasil tem de melhor. Provavelmente, quando voltar ao Brasil, sentirei falta das mesmas coisas, mas por enquanto é o Brasil que me "echa de menos"..rs. ¡Valeu! Bom blog, vou acompanhar os posts quando puder..abs

Cristiane Fontinha disse...

Depois de ler esse teu post fiquei enchendo os ouvidos do Maurício sobre a Espanha.

Jovem no Trânsito disse...

Dudu!!!
Qto tempo neh...
Seguindo a Malu, vim parar por aqui...

Sei bem como te sentes, inda mais pq moravas na Espanha neh...
Da pra ir pontuando tudo contigo, mas qdo chega la pro ultimo item...
merecia uma ressalva pq ai ja eh covardia... realidade que nao eh europeia nao, mas especifica da Espanha, uma coisa cultural q so se encontra por la...
Era como brincava uma amiga japonesa...a palavra em espanhol que ela aprendeu mais rapido foi manhana, pq era o que sempre ouvia qdo via sua visao do mundo do trabalho confrontada com a dos espanhois
Eu por meu lado, so suspirava, como quem ouve falar de um mundo utopico, qdo ouvia meus amigos espanhois contarem sobre a rotina de trabalho deles, na Espanha
Lendo seu post suspiro ainda mais e fico matutando um jeito de conferir isso de perto, antes que as outras vantagens, peculiaridades espanholas, sumam de vez na homogeneizacao da comunidade europeia

Bjks
Saudades de ti

Du, Dudu ou Edu disse...

Keila! Onde vc está? Pois é, pior que na Espanha se caminha para isso. A siesta já não é adotada por todos, já há certa pressão no trabalho. E agora com a crise imagino que a coisa vai piorar: todos dando o sangue para garantir o emprego. BJS

n.magazine disse...

No hay nada mejor que alguien de fuera para recordarnos lo de puta madre que se vive en España. me hiciste añorar Madrid!! beijos!!