segunda-feira, 30 de junho de 2008

Tenemos tortilla, tenemos jamón. España campeón?

Lemos a pérola acima na camiseta de um grupo de torcedores que embarcavam para Berlim com a gente justo no momento em que comentávamos que os espanhóis são péssimos como torcida. Explico o porquê:
1 - eles não sabem fazer canções de torcida. As que usam são algo entre o pré-primário e a segunda série do primeiro grau - vide o "slogan" que o grupo teve a coragem de imortalizar numa camiseta. No jogo das semi-finais um grupo gritava: "Este partido nos vamos ganar"... E por aí vai...
2 - eles não acreditavam na seleção - vide o ponto de interrogação no final do "slogan. A grande aposta é se iam passar das quartas de finais.
Nossa suspeita é que tudo começa com o hino espanhol, que não tem letra. Sim, não tem letra. Meio frustrante não soltar a voz quando começa a música no estádio, não?
Bueno, mas Espanha tem tortilla, tem jamón e É CAMPEÓN! Ruas cheias de gente (sem um canto lá muito definido), praças lotadas (sem um showzinho pré-organizado), mas muita alegria (essa sim, comum a qualque torcedor que vê seu time ter uma conquista histórica, tenha ele, o torcedor, canto ou não). E nossa alegria era tão grande quanto de estar aqui neste momento.

Fonte da Plaza de Legazpi, tomada por espanhóis depois da vitória.


Outra de fonte da Plaza de Legazpi.


O caminho até Plaza de Cibeles, local tradicional de comemoração.


Plaza de Cibeles, onde se podiam ouvir cânticos como: "el día 29, España campeona". Hein???

Nenhum comentário: