segunda-feira, 2 de junho de 2008

Sevilla!

Depois de Las Fallas, em Valência, nosso circuito das festas espanholas teve uma parada em Sevilha. Era a Feria de Abril, uma das festas mais famosas do país. O ônibus nos deixou na estação umas quatro da matina. Ao sair, nos deparamos com uma mulher saindo do táxi vestida como uma autêntica espanhola, assim como vemos nos filmes: vestido comprido de bolinhas, cabelo preso com um adereço. Ficamos surpresos. Parecia, para ela, ser a coisa mais natural do mundo estar vestida assim. Bueno, fomos para a casa onde nos hospedaríamos. Qual nossa supresa quando, ao acordar, abrimos a janela e... dezenas de mulheres vestidas assim pela rua. Os homens usam uma roupa característica também. Depois de dois dias de festa, nos acostumamos com a cena e quase começamos a achar normal. Seguem algumas imagens da Feria de Abril.


"Que roupa colocarei hoje? Ah! Aquele vestidinho simples e cômodo que tenho no armário". Era o chiste que não cansamos de fazer ao circular pela cidade vendo figuras como essa senhora.


A Feria acontece um pouco mais distante do centro da cidade. E chique, mesmo, é chegar nessas "carruagens". "Oitenta euros? Não, obrigado, vamos a pé, mesmo.


As chicas vão com os vestidões, alguns chicos vão como este, mas a maioria vao "normal" mesmo. A regra na Feria é todos irem às casetas (as tendas onde tem música, comida e festa) com suas melhores roupas, para ver e serem vistos.
A foto acima é no parque onde estão as casetas. É como um bairro com mais de 100 barracas. A grande maioria - e as melhores - são privadas, ou seja, é necessário ser convidado ou comprar um passe que pode valer até uns 500 euros. Nós que não somos bobos nem nada aproveitamos a distração de uns seguranças e entramos em DOZE em uma caseta privada, e por lá ficamos, dançamos, comemos e tomamos muita manzanilla, a bebida típica da Feria, uma espécie de aguardente que sobe fácil, fácil...


"Que roupa coloco na minha filha para a festa? Ah! Aquela simples e cômoda!"

Nenhum comentário: