domingo, 7 de junho de 2009

Kit-pobre-mochileiro

Seis itens que não podem faltar no kit-pobre-mochileiro para uma viagem budget:

- saco de dormir: essencial para quem viaja pela Europa nas empresas lowcost e tem que pegar voos em horário malucos, tipo 5 da matina, e para não gastar em táxi pega o último metrô, a 1h. No aeroporto de Barajas, em Madri, já sabíamos até o cantinho escuro perfeito para as horas de soneca. Essencial também quando os lençóis dos albergues estão com higiene duvidosa ou para dormir de Couchsurfing (isso vale um post em breve).

- máscara de dormir: eu sei, é ridícula. Mas permite a escuridão em qualquer lugar, em qualquer canto. Qualidade de vida, qualidade do sono. Depois de dormir com uma dessas no vôo, no albergue (onde abrem a porta a todo instante), no busão... descobrimos que vale passar pelo ridícilo.

- MP3: apesar de não ser muito fã, porque acho que faz parte da viagem "ouvir a cidade", em alguns momentos vem a calhar, principalmente nas viagens longas. Basta colocar no repeat um Damian Rice que é sono garantido.

- Havaianas: essa é velha, mas sempre vale lembrar. Principalmente para quem vai para albergues com o banheiro de higiene duvidosa - um clássico dos albergues. Mas vale também quando a bota de caminhada está um lixo e tem que ir dentro de um saco lacrado na mala - com um adesivo de "radioativo", de preferência. Calça e Havaianas na viagem de volto: um hit mochileiro.

- Despertador: o do relógio até vale para quem não tem sono de pedra. Mas vale garantir e não perder o voo, o ônibus, a parada do trem no meio da viagem, o horário de um passeio...

- Toalha: alguém já viu o Mochileiro das Galáxias? Pois então, a regra 1 do mochileiro: nunca esqueça sua toalha. Valem aquelas que secam pior que toalha nova mas cabem em qualquer canto, vale até tolha feita de fraldas - secam rápido, cabem em qualquer canto, uma grande descoberta. Outro clássico mochileiro? Toalha pendurada do lado de fora da mochila, quase uma bandeira tremulando anunciando um viajante budget.

PS.: porta-dinheiro que vai dentro da calça, cadeado, sacos plásticos para roupa suja... Sim, também são itens essenciais, mas esses todo mundo sabe, não?
Atenas - Grécia - Mochilão 2008

2 comentários:

Beatriz Zandonadi disse...

A Rafa que eu te falei é esta aqui.
http://cenasdorio.blogspot.com/

Ahh, adorei as dicas "mochileiro"...

MALU, SIMPLES ASSIM disse...

Belas dicas! Eu não sou mochileira, mas sigo várias delas.
Bjs.